Nos últimos anos é notório o crescimento das construções sustentáveis e a utilização dos containers dentro desse novo modelo de edificações.
Geralmente após 8 anos de vida útil dedicada para levar cargas em navios e outras embarcações estas estruturas costumam ficar obsoletas em depósitos, apodrecendo, enferrujando e sem outro uso aparente.

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Só que essa caixa feita de aço alumínio é muito resistente, inclusive à chuva, aos incêndios e a outras intempéries, justificando aí o olhar crescente para os containers em construções civis para estabelecimentos comerciais e residências.

Você já deve ter visto muitos containers convertidos em casas ou em algum negócio comercial, mas ainda deve ter dúvidas sobre como construir com um container. Por isso neste artigo vamos esclarecer suas dúvidas sobre containers.

Reunimos informações valiosas para que você saiba tudo sobre a construção de uma casa ou negócio em container. Confira todas as informações e detalhes e esteja preparado para o momento de realizar sua obra feita do reaproveitamento de containers.

O que são containers marítimos?

O container marítimo é uma estrutura resistente construída em aço, alumínio ou fibra, geralmente em grandes dimensões, com o objetivo de transportar cargas para qualquer lugar do mundo. 

Essas estruturas podem ser usadas em diversos meios de transporte como, ferroviário, marítimo, terrestre, etc.

Uma breve história sobre o container…

Em 1937 o americano Malcom Mc Lean teve a ideia de colocar fardos de algodão em grandes caixas de aço para melhor armazená-los e transportá-los. Após um tempo ele aprimorou os métodos de trabalho de sua companhia, Maersk-Sealand. Assim surgiu a contentorização.

Em outubro de 1957 surgiu o primeiro navio porta-contêiner da história, o “Gateway City”, para o transporte de 226 unidades de 35’ (trinta e cinco pés). 

Os containers marítimos são estruturas resistentes que armazenam cargas transportadas para qualquer lugar do mundo em navios gigantes. Um exemplo disso é o Emma Maersk, o maior navio cargueiro do mundo que consegue fazer o mesmo trabalho que 17 mil caminhões carregados.

Como são e quais são os tipos de containers marítimos?

Existem diversos tipos de containers e todos eles são considerados resistentes, para que possam ser utilizados para armazenar qualquer tipo de carga. Listamos alguns logo abaixo:

Container Dry ou Seco

São fabricados com aço córten, material desenvolvido especialmente para resistir à corrosão. Durante o processo de construção do container, durante o processo de fabricação existe um tratamento específico da superfície da estrutura, com elevação da temperatura em até 736 ºC, seguida de uma queda controlada, para obter a consistência desejada e a substituição do carbono é retirado pelo cobre.

Tradicional, o container dry é o mais simples e utilizado na maioria das ocasiões em todo o mundo.  Ele pode comportar todo tipo de conteúdo seco e que não tenha riscos de deterioração. Isso devido à sua alta resistência e rigidez, claro, respeitando as delimitações e exigências do padrão ISO, que fiscaliza a produção desses containers.

Por conta de sua estrutura base, capaz de ser modificada com mais facilidade, ele é um dos tipos de containers mais utilizados em projetos de arquitetura, em que passa por adaptações para ser utilizado como residência, escritórios, comércios ou instalações temporárias.

Este modelo de container possui aplicações diversas pelo seu tamanho amplo. Normalmente, esses elementos têm entre 20, 40 e o Baby com 10 pés de comprimento:

  • Container baby 10 pés

Um container Dry de 10 pés pode ser perfeito para armazenar objetos com pouco espaço.

Apesar de menores que containers tradicionais, containers Dry de 10 pés ainda são ótimos em pequenos espaços. 

Se você busca um espaço reduzido o container baby de 10 pés é ideal, porém este modelo devido sua baixa procura é um pouco mais difícil de ser encontrado.

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  • Container seco de 20 pés

O famoso meio termo, ou seja, maior em relação ao container de 10 pés e menor em relação ao de 40 pés. O container Dry de 20 pés tem o tamanho ideal para a maior parte das necessidades.

Geralmente este container é a solução tradicional para estoque e arquivo de forma rápida, eficiente e econômica

O que cabe em container Dry de 20´?

  • 28 unidades de colchões de casal
  • 40 Geladeiras
  • 60 TVs LCD (tela plana 32 polegadas)

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  • Containers seco de 40 pés 

Um container seco de 40 pés é a solução para quem precisa de muito espaço para armazenagem ou construção!

Cabem 67 metros cúbicos em um container de 40 pés – isso representa 67.000 litros.

Você poderia, por exemplo, colocar todos os móveis de um apartamento de 120 metros quadrados dentro de um container de 40 pés, e ainda sobraria espaço para colocar um carro popular dentro dele.

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Container Reefer ou container refrigerado

Os containers do reefer têm aço inox como base, um material notoriamente muito forte e resistente. Vale destacar que os lockers do container reefer também são feitos com aço córten, mas o restante é em aço inox.

O container reefer ou refrigerado pode trabalhar em temperaturas entre -25ºC e +25ºC dependendo da qualidade do maquinário oferecido. Vários produtos podem ser colocados dentro de containers como: 

  • Frutas e verduras;
  • Carnes e derivados;
  • Frutos do mar e peixes;
  • Aves, bebidas, produtos químicos e farmacêuticos; 
  • Eletrônicos; 
  • Produtos lácteos; 
  • Flores e plantas; 
  • Chocolate, gelo; 
  • Ou qualquer outro tipo de produto que precise de uma temperatura constante para ser armazenado.

Este container tem o mesmo padrão de qualquer outro container porém, o container reefer tem um pouco menos de espaço interno do que um container dry.

No Brasil temos por padrão container reefer nos tamanhos de 20 pés (6 metros) e 40 pés (12 metros)

Quais são as vantagens de utilizá-lo?

Os tamanhos dos containers são definidos de acordo com as leis marítimas. Em geral, apresentam 6 metros (20 pés) ou 12 metros de comprimento (40 pés). A altura é de 2,60 m e 2,90 m, respectivamente.

A largura padrão é de 2,44 metros para facilitar o encaixe no momento do transporte. Todos os modelos de containers têm capacidade de armazenamento de 149 kg por metro quadrado.

Capacidade de reaproveitamento

A vida útil de um container marítimo para transporte é de mais ou menos 10 anos, de acordo com a legislação internacional. Como são estruturas com grande durabilidade e resistência, que podem ser reutilizadas em diversas outras áreas, o container tem ganho espaço em construções civis.

Por isso, depois do fim da sua vida útil no setor de transporte o container marítimo pode ser comercializado para compor construções de casas ou alojamentos, restaurantes, lojas, refeitórios, depósito de grãos, além de uma série de outras funções. Ele só precisa ser customizado e adaptado para a nova finalidade.

Dessa forma, a vida útil do container marítimo pode ser prolongada, se ele ainda estiver em boas condições podendo durar até mais de 100 anos, já que não exige tantos cuidados com a manutenção, mas que devem ser feitas de maneira constante prolongando mais ainda sua durabilidade.

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Por que fazer uma construção em container?

  • Agilidade na obra

Geralmente uma construção de alvenaria produz muito entulho ao levantar os muros, fazer as massas e assentar revestimentos. O container conta com a facilidade de já vir pronto e o acabamento é feito com drywall ou steel frame. Isso significa que as peças só precisam ser instaladas, deixando o mínimo de sujeira no canteiro de obras e um fluxo de construção muito mais ágil.

Uma obra normal demora muito tempo para ficar pronta e uma construção com containers pode ser finalizada em alguns poucos meses.

  • Sustentabilidade

O material que seria descartado na natureza é reaproveitado liberando um espaço enorme em depósitos.

A reutilização dos containers diminui o uso de areia e cimento nas edificações. A produção desses materiais consome recursos naturais e libera gases de efeito estufa, logo, evitar o uso desses materiais ajuda a reduzir o impacto ambiental da obra.

Esse método também resulta em menos entulho de obra, podendo evitar uma redução de quase 60% de entulho e resíduos nas grandes cidades.

  • Redução da mão de obra

Para quem optar pela construção sustentável com container conta com mais essa vantagem que reduz ainda mais o custo da obra. Construções com containers marítimos não exige muita mão de obra comparada a construções de alvenaria aumentando o controle dos responsáveis pelo projeto, como o arquiteto e o mestre de obras.

Custo médio de um container

O custo de um container depende muito de sua finalidade: locação ou venda. Numa média, para se locar, por mês, um DRY varia de R$ 500 a R$ 2.000, e um REEFER de R$ 1.200 a R$ 3.000. Esses valores são retirando do pátio da Celta Containers, por exemplo. Além disso, ainda se tem o frete, que muitas vezes chega a custar o triplo desse valor.

O que é importante na escolha de um container?

Deve ser considerado inicialmente o estado da superfície do container. Avaliar se não está muito arranhado ou possuir áreas amassadas, pois isso pode prejudicar o projeto. O interior deve ser avaliado, principalmente quanto ao isolamento térmico, verificar se as portas abrem com facilidade e o ângulo máximo de abertura destas.

A compra de container pode ser mais fácil ainda, é possível em lojas especializadas comprar estruturas totalmente reformadas e prontas para os projetos. 

Na Celta Containers você pode adquirir containers Secos e Refeers preparados para seu projeto, com isolamento térmico pronto.

Tamanho dos containers 

Seja em construções temporárias ou projetos arquitetônicos residenciais ou comerciais, durante o planejamento do projeto, é essencial ter em mãos o tamanho do container. 

Entender suas dimensões e características ajuda a diminuir os contratempos, como atrasos e gastos desnecessários no processo da obra.

Você quer comprar ou alugar um container?

Na Celta Containers, nós temos orgulho em nos certificar que todos os containers passem por nossa fábrica para reparos, e saiam daqui em ótimo estado, prontos para serem usados em projetos.

Dúvidas? Fale com um dos nossos especialistas. 

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