Um container é uma caixa construída em aço ou alumínio que serve para transportar cargas grandes e pesadas por via aérea, terrestre ou marítima. Para cada uma dessas formas de transporte, os contêineres possuem características diferentes. Neste post você confere o guia completo sobre os containers marítimos – que são utilizados em transportes de navios. Por isso eles tem um elemento especial: são feitos de aço corten e podem durar até 100 anos em atividade!

Breve história do container

O americano Malcom McLean entrou para o ramo dos transportes quando comprou um caminhão. Durante uma entrega para um de seus clientes observou o quanto a demora nos carregamentos e descarregamentos de carga influenciava na parte financeira da sua empresa. Com o tempo, Malcom também percebeu que poderia ampliar seu negócio para além das estradas e foi aí que decidiu criar um trailer de tamanho padrão para, assim, conseguir transportar centenas deles por meio do transporte marítimo, criando uma revolução no ramo.

Como é feito hoje

Hoje os containers marítimos são construídos em aço corten, que promovem resistência, durabilidade e leveza para essas caixas a fim de serem transportadas mais facilmente. 

Esses containers são produzidos com materiais específicos para evitar corrosão ou ferrugem, o aço Corten. 

Esse tipo de aço foi desenvolvido nos EUA, por volta de 1932. O nome Corten é, na verdade, uma abreviação de resistência à corrosão (CORrosion resistance) e resistência à tração (TENsile strength). 

Por causa da sua característica anti-corrosiva, hoje em dia é usado tanto para a produção dos containers quanto para a construção de casas, edifícios, torres, telhas, viadutos, entre outros.

Tipos de containers marítimos 

Existem diversos tipos de containers, para transporte aéreo, terrestre e marítimo. Mas focando apenas no transporte marítimo, existem duas principais categorias: os containers secos e os refrigerados. Eles são produzidos em formatos diferentes conforme a necessidade do tipo de carga.

Container Tank: Em formato cilíndrico, o container tanque geralmente é utilizado para a carga de produtos líquidos, químicos, corrosivos, voláteis, entre outros, já que possui um revestimento anti corrosivo apropriado para este tipo de carga.

Container Rack: Possui apenas a base e duas laterais dobráveis e é ideal para transporte de produtos extremamente grandes, pesados e com dimensões diferenciadas como maquinários agrícolas, de construção civil, entre outros.

Open Top: Como o nome diz, se trata de um container com a parte superior aberta. Serve para mercadorias que não podem ficar totalmente fechadas ou que precisam ficar na parte superior do container.

Não existe um único tamanho de container marítimo. Eles podem ser produzidos em 20 ou 40 pés, cerca de 6,096 e 12,192 metros de comprimento respectivamente. Também existe, porém em menor escala de fabricação, os baby containers, com cerca de 10 pés ou 3,048 metros.

Container Marítimo Seco:

Também chamados de Dry Containers, são produzidos com aço corten e destinados ao transporte de carga geral e seca, ou seja, produtos e objetos que não necessitam de refrigeração como carnes, por exemplo. Geralmente possuem piso de madeira para facilitar a amarração da carga.

Container Marítimo Refrigerado: 

Também chamados de Reefer, são destinados ao transporte de cargas perecíveis, como carnes e outros produtos que necessitam de um resfriamento constante. Os containers refrigerados geralmente são equipados com sistema de refrigeração embutidos, com compressores e condensadores de ar ou água do lado oposto ao da porta, controlando assim a temperatura da mercadoria. Costumam ter a capacidade de conservar a temperatura entre -25°C e 25°C. 

Características do container

Como já citado, os containers marítimos podem ter 20, 40 ou 10 pés. Isso quer dizer que, nos seus até 12,192 metros de comprimento é possível transportar os mais variados tipos de mercadorias e numa quantidade bastante alta, cerca de 149 kg por metro quadrado. 

Além disso, a maior resistência do Aço Corten permite a empilhagem dos containers, otimizando espaço nos navios e permitindo o transporte de uma carga ainda maior. 

Isso gera economia para as empresas de transporte, influenciando diretamente no bolso dos clientes.

A capacidade de reaproveitamento também é uma excelente vantagem, já que depois de “aposentado” dos mares, os containers ainda podem ter uma vida útil muito longa e serem usados ainda para o transporte terrestre ou aéreo, além de poderem ser utilizados

para a construção de casas e edifícios, entre outros projetos.

Os Containers têm grandes vantagens – especificamente por serem estruturas extremamente rígidas e seguras – além da possibilidade de transportá-los para diversos lugares. No final das contas, é possível fazer o que você quiser com um container!

Containers para transporte além do mar

Quando o assunto é transporte por container, você já deve ter entendido que os containers podem ser utilizados para qualquer tipo de transporte, sendo o principal deles, o transporte marítimo. Mas os containers que finalizam sua vida útil nos mares ainda podem ser utilizados para os seguintes fins:

  • Transporte Rodoviário: Seja para transportar de fato uma mercadoria até o ponto final ou para ser levado até o porto, onde o transporte marítimo ocorrerá, o container obrigatoriamente vai ser transportado por via rodoviária em alguma etapa do seu deslocamento. Para que isso aconteça, os container são locomovidos por caminhões bug, truck’s ou munk’s. 
  • Transporte Ferroviário: Seguindo o mesmo princípio do transporte rodoviário, o transporte ferroviário de containers acontece pela necessidade de levar um ou mais containers até os portos ou outros destinos. A escolha pelo transporte ferroviário dependerá da quantidade de carga a ser transportada e da distância a ser percorrida, já que pelas rodovias é possível transportar apenas um container por caminhão.
  • Transporte Marítimo: O transporte marítimo por container é o mais comum e mais usado, já que é possível transportar centenas de containers em uma única viagem para qualquer distância, tanto para transporte entre portos nacionais quanto internacionais, o que facilita muito a economia das transportadoras.

Container para armazenagem 

Não só durante o transporte, mas também em locais fixos como empresas, supermercados, fábricas, entre outros, com necessidade de espaço adicional provisório ou até mesmo permanente em seus estoques, por custar menos do que construir esses anexos e pela facilidade de locomoção. O que geralmente é armazenado nos containers?

  • Armazenagem de grãos: Comumente utilizado pelo mercado produtor de grãos, o container pode cumprir funções em diversas etapas de armazenagem da cadeia produtiva deste tipo de produto. Da estocagem de sementes no período pré-plantio ao armazenamento de sacas de grãos como soja e milho.
  • Armazenagem de Produtos Inflamáveis: Existem muitos riscos ao armazenar produtos inflamáveis e por isso, existem várias regras a serem seguidas. Geralmente é recomendado que produtos inflamáveis, sejam, líquidos, sólidos ou gasosos sejam mantidos em locais frescos, ventilados e longe de raios solares. Dessa forma, os containers são as peças escolhidas para este processo.
  • Armazenagem de Alimentos: Containers refrigerados são a melhor opção para armazenar alimentos, devido a necessidades parecidas com a armazenagem de produtos inflamáveis. É necessário um local fresco, ventilado e longe do calor para manter os alimentos conservados.
  • Armazenagem de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos: Containers podem ser utilizados para armazenar móveis, eletrodomésticos e eletrônicos durante processos de mudança ou reforma, por exemplo. Também poder transportar esses produtos a outros locais.
  • Armazenagem de documentos, livros e mídias: Muito utilizado no processo de transcrição de documentos físicos para o meio digital. É possível armazenar até 40 mil livros dentro de um container. O objetivo é manter a segurança e conservação dos itens.

Comprar ou locar um container – o que é melhor?

Comprar um container é uma boa ideia para pessoas ou empresas que irão usá-lo de forma permanente como para construção de casas, de sedes comerciais ou até mesmo para aquelas empresas que preferem investir na durabilidade de um container refrigerado para conservar mercadorias ao invés de construir uma câmara fria, o que custaria bem mais caro.

Mas projetos de curta duração podem ser feitos também, como aumento de estoque para o Natal e outras datas sazonais. Tudo vai depender do tempo e da necessidade de cada empresa.

Conheça a Celta Containers A Celta possui mais de 15 anos de experiência com containers, especialmente os marítimos – sejam eles secos ou refrigerados. Para saber tudo sobre as dimensões e outras características sobre os containers – e também conhecer os nossos projetos, acesse o site da Celta! 


Um container é uma caixa construída em aço ou alumínio que serve para transportar cargas grandes e pesadas por via aérea, terrestre ou marítima. Para cada uma dessas formas de transporte, os contêineres possuem características diferentes. Neste post você confere o guia completo sobre os containers marítimos – que são utilizados em transportes de navios. Por isso eles tem um elemento especial: são feitos de aço corten e podem durar até 100 anos em atividade!

Breve história do container

O americano Malcom McLean entrou para o ramo dos transportes quando comprou um caminhão. Durante uma entrega para um de seus clientes observou o quanto a demora nos carregamentos e descarregamentos de carga influenciava na parte financeira da sua empresa. Com o tempo, Malcom também percebeu que poderia ampliar seu negócio para além das estradas e foi aí que decidiu criar um trailer de tamanho padrão para, assim, conseguir transportar centenas deles por meio do transporte marítimo, criando uma revolução no ramo.

Como é feito hoje

Hoje os containers marítimos são construídos em aço corten, que promovem resistência, durabilidade e leveza para essas caixas a fim de serem transportadas mais facilmente. 

Esses containers são produzidos com materiais específicos para evitar corrosão ou ferrugem, o aço Corten. 

Esse tipo de aço foi desenvolvido nos EUA, por volta de 1932. O nome Corten é, na verdade, uma abreviação de resistência à corrosão (CORrosion resistance) e resistência à tração (TENsile strength). 

Por causa da sua característica anti-corrosiva, hoje em dia é usado tanto para a produção dos containers quanto para a construção de casas, edifícios, torres, telhas, viadutos, entre outros.

Tipos de containers marítimos 

Existem diversos tipos de containers, para transporte aéreo, terrestre e marítimo. Mas focando apenas no transporte marítimo, existem duas principais categorias: os containers secos e os refrigerados. Eles são produzidos em formatos diferentes conforme a necessidade do tipo de carga.

Container Tank: Em formato cilíndrico, o container tanque geralmente é utilizado para a carga de produtos líquidos, químicos, corrosivos, voláteis, entre outros, já que possui um revestimento anti corrosivo apropriado para este tipo de carga.

Container Rack: Possui apenas a base e duas laterais dobráveis e é ideal para transporte de produtos extremamente grandes, pesados e com dimensões diferenciadas como maquinários agrícolas, de construção civil, entre outros.

Open Top: Como o nome diz, se trata de um container com a parte superior aberta. Serve para mercadorias que não podem ficar totalmente fechadas ou que precisam ficar na parte superior do container.

Não existe um único tamanho de container marítimo. Eles podem ser produzidos em 20 ou 40 pés, cerca de 6,096 e 12,192 metros de comprimento respectivamente. Também existe, porém em menor escala de fabricação, os baby containers, com cerca de 10 pés ou 3,048 metros.

Container Marítimo Seco:

Também chamados de Dry Containers, são produzidos com aço corten e destinados ao transporte de carga geral e seca, ou seja, produtos e objetos que não necessitam de refrigeração como carnes, por exemplo. Geralmente possuem piso de madeira para facilitar a amarração da carga.

Container Marítimo Refrigerado: 

Também chamados de Reefer, são destinados ao transporte de cargas perecíveis, como carnes e outros produtos que necessitam de um resfriamento constante. Os containers refrigerados geralmente são equipados com sistema de refrigeração embutidos, com compressores e condensadores de ar ou água do lado oposto ao da porta, controlando assim a temperatura da mercadoria. Costumam ter a capacidade de conservar a temperatura entre -25°C e 25°C. 

Características do container

Como já citado, os containers marítimos podem ter 20, 40 ou 10 pés. Isso quer dizer que, nos seus até 12,192 metros de comprimento é possível transportar os mais variados tipos de mercadorias e numa quantidade bastante alta, cerca de 149 kg por metro quadrado. 

Além disso, a maior resistência do Aço Corten permite a empilhagem dos containers, otimizando espaço nos navios e permitindo o transporte de uma carga ainda maior. 

Isso gera economia para as empresas de transporte, influenciando diretamente no bolso dos clientes.

A capacidade de reaproveitamento também é uma excelente vantagem, já que depois de “aposentado” dos mares, os containers ainda podem ter uma vida útil muito longa e serem usados ainda para o transporte terrestre ou aéreo, além de poderem ser utilizados para a construção de casas e edifícios, entre outros projetos.

Os Containers têm grandes vantagens – especificamente por serem estruturas extremamente rígidas e seguras – além da possibilidade de transportá-los para diversos lugares. No final das contas, é possível fazer o que você quiser com um container!

Containers para transporte além do mar

Quando o assunto é transporte por container, você já deve ter entendido que os containers podem ser utilizados para qualquer tipo de transporte, sendo o principal deles, o transporte marítimo. Mas os containers que finalizam sua vida útil nos mares ainda podem ser utilizados para os seguintes fins:

  • Transporte Rodoviário: Seja para transportar de fato uma mercadoria até o ponto final ou para ser levado até o porto, onde o transporte marítimo ocorrerá, o container obrigatoriamente vai ser transportado por via rodoviária em alguma etapa do seu deslocamento. Para que isso aconteça, os container são locomovidos por caminhões bug, truck’s ou munk’s. 
  • Transporte Ferroviário: Seguindo o mesmo princípio do transporte rodoviário, o transporte ferroviário de containers acontece pela necessidade de levar um ou mais containers até os portos ou outros destinos. A escolha pelo transporte ferroviário dependerá da quantidade de carga a ser transportada e da distância a ser percorrida, já que pelas rodovias é possível transportar apenas um container por caminhão.
  • Transporte Marítimo: O transporte marítimo por container é o mais comum e mais usado, já que é possível transportar centenas de containers em uma única viagem para qualquer distância, tanto para transporte entre portos nacionais quanto internacionais, o que facilita muito a economia das transportadoras.

Container para armazenagem 

Não só durante o transporte, mas também em locais fixos como empresas, supermercados, fábricas, entre outros, com necessidade de espaço adicional provisório ou até mesmo permanente em seus estoques, por custar menos do que construir esses anexos e pela facilidade de locomoção. O que geralmente é armazenado nos containers?

  • Armazenagem de grãos: Comumente utilizado pelo mercado produtor de grãos, o container pode cumprir funções em diversas etapas de armazenagem da cadeia produtiva deste tipo de produto. Da estocagem de sementes no período pré-plantio ao armazenamento de sacas de grãos como soja e milho.
  • Armazenagem de Produtos Inflamáveis: Existem muitos riscos ao armazenar produtos inflamáveis e por isso, existem várias regras a serem seguidas. Geralmente é recomendado que produtos inflamáveis, sejam, líquidos, sólidos ou gasosos sejam mantidos em locais frescos, ventilados e longe de raios solares. Dessa forma, os containers são as peças escolhidas para este processo.
  • Armazenagem de Alimentos: Containers refrigerados são a melhor opção para armazenar alimentos, devido a necessidades parecidas com a armazenagem de produtos inflamáveis. É necessário um local fresco, ventilado e longe do calor para manter os alimentos conservados.
  • Armazenagem de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos: Containers podem ser utilizados para armazenar móveis, eletrodomésticos e eletrônicos durante processos de mudança ou reforma, por exemplo. Também poder transportar esses produtos a outros locais.
  • Armazenagem de documentos, livros e mídias: Muito utilizado no processo de transcrição de documentos físicos para o meio digital. É possível armazenar até 40 mil livros dentro de um container. O objetivo é manter a segurança e conservação dos itens.

Comprar ou locar um container – o que é melhor?

Comprar um container é uma boa ideia para pessoas ou empresas que irão usá-lo de forma permanente como para construção de casas, de sedes comerciais ou até mesmo para aquelas empresas que preferem investir na durabilidade de um container refrigerado para conservar mercadorias ao invés de construir uma câmara fria, o que custaria bem mais caro.

Mas projetos de curta duração podem ser feitos também, como aumento de estoque para o Natal e outras datas sazonais. Tudo vai depender do tempo e da necessidade de cada empresa.

Conheça a Celta Containers A Celta possui mais de 15 anos de experiência com containers, especialmente os marítimos – sejam eles secos ou refrigerados. Para saber tudo sobre as dimensões e outras características sobre os containers – e também conhecer os nossos projetos, acesse o site da Celta! 


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