Como já contamos no guia completo sobre containers marítimos, o container refrigerado é um dos tipos que navegam os mares transportando cargas refrigeradas, ou seja, que necessitam manter por 100% do tempo a mesma temperatura. Mas essa não é a única função de um container refrigerado. Neste post você confere o guia completo para tirar todas as suas dúvidas.

O que é um container refrigerado?

Como o próprio nome já diz, o container refrigerado é um modelo de container que possui um sistema de refrigeração embutida com a finalidade de manter a temperatura baixa ou até o congelamento de alguns tipos de cargas, como carnes, frutas, laticínios, bebidas naturais, entre outros produtos alimentícios.

A grande vantagem desse modelo é justamente poder armazenar e conservar a temperatura dessas cargas por muito tempo, o que possibilita viagens longas de importação, por exemplo. Os containers refrigerados são produzidos em 3 tamanhos diferentes: 10, 20 ou 40 pés de comprimento. Mais adiante você irá entender melhor sobre cada um desses tamanhos, mas antes, vamos voltar ao básico e conhecer a sua origem.

Como surgiu o container refrigerado?

No princípio (quando ainda era o verbo), as mercadorias eram transportadas em barris e tonéis feitos de madeira, carregados por várias pessoas devido ao seu peso e a falta da tecnologia que existe hoje em dia. Com o tempo, algumas regiões começaram a ter estruturas com roldanas para facilitar a mobilidade desses barris, mas ainda assim eram necessárias muitas pessoas nos portos para realizar esse trabalho. Estamos falando do começo do século XX.

Em 1937 a história do container refrigerado tem seu início, pois o americano Malcom McLean teve a ideia de produzir grandes caixas de aço que pudessem ser utilizadas durante todo o processo de transporte, do começo ao fim. Eis o surgimento dos containers que, com o passar do tempo foram se aprimorando a cada nova necessidade, tal qual o transporte de carga congelada.

Como é feita a refrigeração?

O container refrigerado geralmente é bivolt, podendo receber 190/230 ou 380/460 volts, trifásico e 50 ou 60 hertz. Seu sistema de refrigeração fica na parte frontal do container, lado oposto à porta, equipado com um compressor alternativo ou scroll inverter, condensador a ar ou a água, entrada de ar, controlador externo, dispositivo de expansão e evaporador internos. Além disso seu piso é moldado em formato “T”, para que o ar passe por baixo da carga. Ele pode transitar entre uma temperatura de -25º a +25º e hoje em dia já possui controle digital de temperatura.

O que transportar em um container refrigerado?

Já que são projetados para manter temperaturas super baixas, os containers refrigerados são excelentes para o transporte de cargas de necessitam manter-se inalteradas como todos os tipos de carnes (que precisam viajar congelados), bem como frutas, verduras, legumes, sorvetes, laticínios, o próprio gelo, produtos farmacêuticos, eletrônicos, vinhos, bebidas naturais e muitos outros produtos que precisam de estabilidade de temperatura. Engana-se quem pensa que o container refrigerado transporta apenas produtos congelados. Devido a sua flexibilidade de temperatura (entre -25º e +25º) é possível controlar e variar os tipos de cargas transportadas. Neste post aqui falamos especificamente sobre o armazenamento de produtos em containers refrigerados. 

Por onde anda o container refrigerado?

Criado inicialmente para o transporte marítimo, devido a necessidade de manter temperaturas baixas durante longas viagens, o container refrigerado também pode ser utilizado para o transporte terrestre. Aliás, como citamos neste post aqui, para que o container chegue até o porto é necessário transportá-lo de alguma forma, sendo por via rodoviária ou ferroviária. Da mesma forma também é possível que o container refrigerado viaje apenas dentro do território nacional e por isso nem sempre é necessário o transporte marítimo. Assim, eles podem transitar tranquilamente entre as duas formas terrestres de transporte.

O que mais é possível fazer com um container refrigerado?

Finalizada a sua vida útil nos mares, os containers refrigerados podem continuar seguindo sua missão de variadas formas, uma delas é como estoque provisório (ou não). Muitas lojas de produtos alimentícios, como supermercados, açougues, entre outros, possuem seus próprios estoques, porém vez ou outra, uma extensão desses conservatórios é necessária, por exemplo em períodos de maior venda, como durante as festividades de fim de ano. Por outro lado, também existe a possibilidade de manter os containers refrigerados como estoque fixo, já que são muito mais econômicos do que câmaras frias. 

Conheça os containers refrigerados Celta

Com um custo por metro quadrado, em média, 50% menor que o de uma câmara fria convencional, o container refrigerado é uma alternativa ágil, que dá à sua empresa os recursos necessários para expandir sua capacidade de armazenamento. Utilizando a metodologia de trabalho da Celta Containers, é possível implementar operações refrigeradas completamente adaptadas às suas necessidades em pouco tempo.

Container Refrigerado 10 PÉS (Baby)

Ótima opção para armazenar produtos com pouco espaço.

Dimensões Externas:

Comprimento3.0 metros
Largura2,44 metros
Altura2,6 metros

Container Refrigerado 20 PÉS

Contém espaço de sobra para armazenar produtos perecíveis, com o máximo de economia.

Dimensões Externas:

Comprimento6,6 metros
Largura2,44 metros
Altura2,6 metros

Dimensões Internas:

Comprimento5,8 metros
Largura2,29 metros
Altura2,28 metros

Capacidade KG

Tara2.920 kg
Carga Máxima27.560 kg

Volume: 27m3

Container Refrigerado 40 PÉS

Armazene alimentos de forma rápida e econômica com um container refrigerado de 40 pés.

Dimensões Externas:

Comprimento12 metros
Largura2,45 metros
Altura2,9 metros

Dimensões Internas:

Comprimento11,88 metros
Largura2,29 metros
Altura2,45 metros

Capacidade KG

Tara4.720 kg
Carga Máxima30.280 kg

Volume: 67m3

Confira mais detalhes de cada um desses modelos diretamente no nosso site.

Fale conosco