O armazenamento de sementes e grãos requer cuidados específicos, para que não haja perda das características nutricionais e produtivas. Ao descuidar desses fatores, o produtor poderá causar prejuízos como perda de insumos e menor produtividade na lavoura. A solução é buscar alternativas de como armazenar sementes de maneira correta. Confira a seguir algumas delas! Depois de colhidas e beneficiadas, as sementes entram no processo natural de deterioração. Este, que varia de meses a anos, dependendo da espécie, interfere nas propriedades germinativas. Então, basicamente, o armazenamento de sementes serve para conservar e retardar essa função até que as mesmas sejam usadas para plantio.
Das intempéries que interferem na qualidade das sementes, a umidade e a temperatura são as mais preocupantes. Logo, são as que devem ser analisadas com cuidado na forma como armazenar sementes. O recomendado pela Embrapa é um local ventilado, com umidade de 65% a 70% e temperatura máxima de 25° C.”Solução em armazenamento de sementes. Infelizmente, alguns empresários sofrem com problemas no armazenamento de sementes e, por conta disso, buscam novas soluções. Dentre as mais comuns, estão: Consiste em uma solução mais simples para armazenar grandes quantidades de sementes em períodos menores de tempo. Para evitar contaminação e excesso de umidade, o piso, normalmente, é elevado em relação ao solo. Construções de tulhas precárias afetam a qualidade das sementes. As câmaras frigoríficas são boas para armazenar sementes por períodos mais longos. Entretanto, por conta da temperatura e acúmulo de água, as sementes tendem a perder um pouco das propriedades germinativas. Uma das formas mais conhecidas de armazenamento de semente e grãos, os silos são estruturas mais robustas. Diferente das tulhas, os silos podem conter sistemas de ventilação, o que auxilia na conservação, mas encarece o projeto. Uma solução inovadora na forma de armazenamento de sementes é o container seco, também conhecido por container dry. Por ser uma estrutura completamente vedada, impede a entrada de insetos e roedores. Além disso, mantêm a umidade e a temperatura ambiente do espaço. “Container seco no armazenamento de sementes “. Como explicado no começo deste post, a função do armazenamento de sementes é conservar as características do produto. O container seco tem a vantagem de ser feito de uma liga de aço altamente resistente, capaz de resistir a variações climáticas sem sofrer danos na estrutura e sem comprometer o que está internamente guardado.
Outro benefício do container dry é a vantagem de poder ser colocado exposto ao ar livre, auxiliando na otimização de espaço. Além disso, o container pode ser alugado por períodos específicos de tempo, gerando economia ao produtor. Dessa forma, é uma solução que concentra bom custo-benefício no armazenamento de sementes. O container seco é uma excelente solução para quem busca alternativas eficientes e econômicas para o armazenamento de sementes. Essa opção, cada vez mais usada, possibilita ao empresário uma alternativa para suas dores com armazenamento de sementes e grãos.